Fipal Grupo

8 endereços

Política de Privacidade

Política de Privacidade

 

Quem Somos

FIPAL DISTRIBUIDORA DE VEÍCULOS LTDA coleta dados pessoais de acordo com esta Política de Privacidade e em conformidade com as legislações de proteção de dados relevantes, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Esta Política fornece as informações necessárias sobre direitos e obrigações e explica como, por que e quando os dados pessoais dos usuários são tratados. 

 

A FIPAL está estabelecida na AV. Brasil, 1406 – Pacaembu – Cascavel/PR, registrada sob o CNPJ 77.396.810/0001-33. Atua como controlador e/ou operador ao tratar seus dados pessoais.

Seu DPO Tiago Peloia pode ser contatado através do endereço de e-mail encarregadodedados@fipal.com.br ou pelo fone: (45) 3218-1006

 

Conceitos que utilizamos

Para facilitar o entendimento da Política de Privacidade, apresenta-se os conceitos e definições utilizadas:

  • Controlador dos dados – responsável pela coleta, tratamento, compartilhamento, guarda e gestão do consentimento dos dados pessoais.
  • Dados pessoais – qualquer informação relacionada a uma pessoa que a identifique ou que, usada em combinação com outras informações tratadas, identifique um indivíduo. Ainda, qualquer informação por meio da qual seja possível identificar uma pessoa ou entrar em contato com ela.
  • Titular dos dados – Pessoa natural, pessoa física que pode ser identificada, direta ou indiretamente, por um ou mais fatores, como: nome, número de identificação, dados de localização, biometria, dados de saúde, genéticos, de opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, de orientação sexual, econômicos, dentre outros.
  • Cliente – toda pessoa que consulta e/ou adquire produtos ou serviços nas lojas físicas, sites, aplicativos;
  • Tratamento - coleta, registro, classificação, armazenagem, adaptação ou alteração, recuperação, consulta, uso, divulgação, transmissão ou disponibilização, combinação e cruzamentos, restringir, apagar ou destruir.
  • Consentimento – autorização clara e objetiva que o titular dá para o tratamento de seus dados pessoais, com finalidade previamente estipulada. Após dar consentimento, o titular pode revogá-lo a qualquer momento. A revogação não cancela os processamentos realizados previamente.

Informações coletadas

A Empresa trata as informações pessoais para cumprir com as obrigações legais contratuais e fornecer os produtos e serviços. Nunca serão coletados dados pessoais desnecessários e as informações não serão tratadas de quaisquer outras formas que não as especificadas nesta Política de Tratamento de Dados Pessoais.

 

 

 

 

 

 

Os dados pessoais coletados são:

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Endereço residencial;
  • E-mail pessoal;
  • E-mail profissional;
  • Número do CPF;
  • Número de telefone residencial;
  • Número de telefone celular;
  • Número da carteira de motorista.

 

As informações são coletadas das maneiras abaixo:

 

  • Uso de cookies nos websites e aplicativos da empresa (política e tipos de cookies);
  • Ferramentas de redes sociais, como: Whatsapp, Facebook e Google;
  • Formulários eletrônicos nos sites e aplicativos da empresa;
  • Formulários impressos da loja física;
  • Formulários eletrônicos com Ordem de Compra, Ordem de Serviços e Notas Fiscais;
  • Sistemas de gestão de dados e operações da Concessionária, como sistema DMS (gestão da operação do concessionário) e sistema CRM (gestão dos relacionamentos e jornadas de compra e uso dos produtos oferecidos);
  • Formulário para Currículos e informações de emprego;
  • Câmeras de segurança nas lojas, que captam imagens do trânsito de pessoas.

 

 

Tipos de cookies utilizados nos sites eletrônicos

O site eletrônico da empresa faz uso de Cookies, que são arquivos de texto enviados pela plataforma ao seu computador e que nele se armazenam, que contém informações relacionadas à navegação do site. Em suma, os Cookies são utilizados para aprimorar a experiência de uso.

Ao acessar o site e consentir com o uso de Cookies, o cliente manifesta conhecer e aceitar a utilização de um sistema de coleta de dados de navegação com o uso de Cookies em seu dispositivo.

Quais os tipos de cookies?

Existem vários tipos de cookies. Enquanto alguns são facilitadores, permitindo que o usuário seja reconhecido mais rapidamente pelos sites, outros analisam estatísticas e/ou comportamento de navegação para gerar dados para serem utilizados como ferramentas de marketing, promoções e serviços na customização e personalização do relacionamento da empresa com o usuário. Também, os cookies são estritamente necessários para que os sites funcionem adequadamente.

Os Cookies utilizados nos sites eletrônicos são:

 

  • Cookies funcionais: Esses cookies são essenciais para o funcionamento do website. Sem esses, os websites não funcionariam da melhor forma. Eles são armazenados temporariamente como informação de login e expiram assim que o navegador é fechado.
  • Cookies analíticos: A informação fornecida pelos cookies analíticos permite analisar padrões do comportamento do visitante, e essas informações são utilizadas para melhorar a experiência em geral ou identificar áreas do website que necessitam de manutenção. Esta informação é anônima (não pode ser usada para identificá-lo e não contêm informação pessoal, como nome e endereço de e-mail) e é apenas utilizada para fins estatísticos. Cookies comportamentais são semelhantes aos analíticos e registram a visita ao website, usando a informação para fornecer conteúdo de acordo com os interesses.
  • Cookies Promocionais: Estes cookies são utilizados para localizar visitantes através de websites. A intenção é mostrar publicidade relevante e interessante para o usuário.
  • Cookies Preferenciais: Cookies preferenciais possibilitam um website lembrar informação que altera o comportamento ou aspecto visual deste, como idioma preferido ou a região onde está.

O cliente pode, a qualquer tempo e sem nenhum custo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode inviabilizar o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.

Para gerenciar os cookies de seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de Cookies. É possível acessar tutoriais sobre o tema diretamente nos links abaixo (copie e cole ou faça uma busca com o termo “como tratar cookies no (indique seu navegador)”:

Caso use o Internet Explorer.

https://www.google.com/search?q=como+tratar+cookies+no+internet+explorer&rlz=1C1GCEB_enBR902BR902&oq=como+tratar+cookies+no+internet+explorer&aqs=chrome..69i57.11911j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Caso use o Firefox.

https://www.google.com/search?rlz=1C1GCEB_enBR902BR902&sxsrf=ALeKk00mWLNx-rNrqp1OhuXQSDNu_3qGTw%3A1610987528156&ei=CLgFYPv3CNKf5OUP6JWq6AU&q=como+tratar+cookies+no+firefox&oq=como+tratar+cookies+no+firefox&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQR1CsSliucmD4eGgAcAJ4AIABAIgBAJIBAJgBAKABAaoBB2d3cy13aXrIAQjAAQE&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwj7m-ma9KXuAhXSD7kGHeiKCl0Q4dUDCA0&uact=5

Caso use o Safari.

https://www.google.com/search?rlz=1C1GCEB_enBR902BR902&sxsrf=ALeKk03lDbw6p37mrzSRobVHl6uTSBLMJQ%3A1610987620986&ei=ZLgFYKvXO4WP0Aa3n4LQAw&q=como+tratar+cookies+no+safari&oq=como+tratar+cookies+no+safari&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQR1DQjQJYv6QCYNOsAmgAcAJ4AIABiQqIAfcTkgEDNy0ymAEAoAEBqgEHZ3dzLXdpesgBCMABAQ&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwirmYvH9KXuAhWFB9QKHbePADoQ4dUDCA0&uact=5

 

Caso use o Google Chrome

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

Caso use o Microsoft Edge

https://www.google.com/search?rlz=1C1GCEB_enBR902BR902&sxsrf=ALeKk01GwJko9_ShmWpJTf7cs2kAmAkCqQ%3A1610987732983&ei=1LgFYOy7O9Si5OUP-r26IA&q=como+tratar+cookies+no+microsoft+edge&oq=como+tratar+cookies+no+microsoft+edge&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQRzIECAAQR1CaZ1iEkQFg-5MBaABwAngAgAEAiAEAkgEAmAEAoAEBqgEHZ3dzLXdpesgBCMABAQ&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwjs9b789KXuAhVUEbkGHfqeDgQQ4dUDCA0&uact=5

Caso use o Opera.

https://www.google.com/search?rlz=1C1GCEB_enBR902BR902&sxsrf=ALeKk03_mjoPUt23RdGCFNB0LbhiRmGX5w%3A1610987780680&ei=BLkFYLj5KLq-5OUP99G-mAY&q=como+tratar+cookies+no+opera&oq=como+tratar+cookies+no+opera&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQA1CcB1iwIWDTI2gAcAB4AIABAIgBAJIBAJgBAKABAaoBB2d3cy13aXrAAQE&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwi4i56T9aXuAhU6H7kGHfeoD2MQ4dUDCA0&uact=5

 

Base Legal de Tratamento de Dados Pessoais. Como a empresa usa os dados pessoais.

Pratica-se os princípios de tratamento de dados pessoais descritos na lei (Art 00 – Lei 13.709/2020) e seus dados nunca serão divulgados, compartilhados ou vendidos sem o seu consentimento, a menos que seja necessário fazê-lo por força da lei. Os dados são mantidos pelo período necessário para que se possa atingir a(s) finalidade(s) especificada(s) nesta política. Se o cliente consentiu em receber as ofertas promocionais e marketing, poderá revogar este consentimento a qualquer momento. As finalidades e as razões para o tratamento dos dados pessoais estão detalhadas abaixo:

 

  • Na pesquisa de compra dos produtos: coletam-se seus dados pessoais para atender aos interesses de compra e venda de veículos, prestar informações técnicas, financeiras e econômicas, realizar test-drives, apresentar propostas e pacotes de vendas e serviços (seguros, blindagem, financiamentos, personalização de produto) durante os ciclos de pesquisa de compra que podem ser imediatos, de curto ou médio prazos nas práticas e objetivos de vendas, e em seus interesses diretos de compra dos produtos ou serviços disponibilizados pela empresa.
  • Na jornada de compra dos produtos ou serviços: coleta-se e se armazena seus dados pessoais como parte da obrigação legal para fins de contabilidade empresarial e tributária (emissão de notas fiscais, controles fiscais, controles financeiros, balanço e relatórios contábeis, garantias de produto).
  • No contrato de compra e uso de produtos sob responsabilidade da empresa: tem-se a obrigação legal de compartilhar seus dados pessoais com órgãos federais e estaduais do Governo, como Denatran e Detran, assim como com o sistema bancário para as operações financeiras envolvidas no contrato de compra e venda, incluindo uma agência de referência de crédito que fornece verificações de antecedentes financeiros para liberação de crédito na aquisição de produtos e serviços de assistência (garantia, peças, serviços de revisão e oportunidades promocionais de troca do veículo).
  • Para as atividades de marketing, propaganda e promoção de marca e produtos: ocasionalmente, serão enviadas informações de marketing em que se avaliará o que pode ser benéfico para o usuário enquanto consumidor. Tais informações não serão intrusivas e são tratadas com base em interesses legítimos. É possível optar, a qualquer momento, por não receber estas informações.

 

 

Direitos

O cliente tem o direito de acessar qualquer informação pessoal tratada a seu respeito, e pode, também, solicitar informações sobre:

  • Quais dados pessoais a empresa tem sobre ele;
  • As finalidades do tratamento;
  • As categorias de dados pessoais em causa;
  • Os destinatários a quem os dados pessoais foram/serão divulgados;
  • Quanto tempo se pretende armazenar os dados pessoais;
  • Se não se coleta os dados diretamente do cliente, informações sobre a fonte;

     

Se o cliente acredita que há quaisquer dados incompletos ou imprecisos sobre ele, terá o direito de solicitar correção e/ou completar as informações, e a empresa se esforçará para fazê-lo o mais rápido possível, a menos que haja uma razão válida para não o fazer. Caso ocorra esta última situação, haverá a devida notificação.

 

O cliente também tem o direito de solicitar o apagamento de seus dados pessoais ou de restringir o tratamento (quando aplicável) de acordo com a legislação de proteção de dados, bem como o direito de se opor a qualquer marketing direto (e-mails, mensagens eletrônicas, outros). Quando aplicável, terá o direito à portabilidade de dados de suas informações e o direito de ser informado sobre qualquer tomada de decisão automatizada que possa ser usada.

 

Se for recebida uma solicitação para exercer qualquer um dos direitos acima, pode-se pedir que a identidade do cliente seja confirmada antes de a empresa agir com base em sua solicitação, e dê o devido consentimento de uso dos seus dados para aquela finalidade. Esta confirmação é necessária para garantir que seus dados estão protegidos e são mantidos em segurança.

 

Compartilhando e divulgando suas informações pessoais

A Fipal não compartilha ou divulga dados pessoais sem seu consentimento ou informação prévia, como indicado nesta política de privacidade, exceto para os fins aqui especificados ou quando houver exigência legal. Há parceiros como Google, Facebook, Whatsapp, Linkedin, Agência de Propaganda e Agências e sistemas de CRMpara fornecer os serviços abaixo indicados. Note que os operadores que atuam em nome da Fipal apenas tratam seus dados de acordo com instruções, e cumprem integralmente essa política de privacidade e as regras definidas (controlador dos dados pessoais) com aqueles operadores de dados, bem como as legislações de proteção de dados e quaisquer outras medidas de confidencialidade e segurança apropriadas e em que eles também estão sujeitos:

 

  • Google – publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Facebook – publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Portais de Automóveis– publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Portais de Serviços– publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Whatsapp- atendimento e prestação de serviços diversos;
  • Linkedin – processos de busca e seleção de candidatos para serem colaboradores da empresa e divulgação da marca e de produtos;
  • Agência Propaganda – tratamento de dados pessoais para analíticos, planos de comunicação e ações de marca, vendas e serviços;
  • Agência CRM – tratamento de dados pessoais para analíticos, planos de comunicação e ações de marca, vendas e serviços;
  • Sistemas de operação e CRM – tratamento de dados pessoais para analíticos, planos de comunicação e ações de marca, vendas e serviços.

 

Aplicar-se-á os princípios de minimizar a coleta de dados, pseudonimizar ou anonimizar seus dados com aqueles parceiros, quando possível, a fim de mantê-los os mais reservados.

 

Medidas de Salvaguarda

A Fipal leva sua privacidade a sério e, por isso, toma todas as medidas e precauções razoáveis para proteger seus dados pessoais. Trabalha-se muito para protegê-lo, e aos seus dados pessoais, contra acesso não autorizado, alteração acidental ou ilícita, divulgação ou destruição dos dados pessoais, tendo várias camadas de medidas de segurança em vigor, como acesso restrito, SSL, TLS, criptografia, pseudonimização, acesso restrito, autenticação de dois fatores, firewalls, antivírus/malware.

 

Transferências Internacionais

A Fipal utiliza alguns produtos ou serviços (ou partes deles) que estão hospedados em EUA e Reino Unido, o que significa que pode transferir qualquer informação que seja enviada pelo usuário para fora do território brasileiro, para as finalidades abaixo indicadas:

 

  • Google – publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Facebook – publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Portais de Automóveis– publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Portais de Serviços– publicidade e buscas dos nossos produtos e serviços;
  • Whatsapp- atendimento e prestação de serviços diversos;
  • Linkedin – processos de busca e seleção de candidatos para serem colaboradores da empresa e divulgação da marca e de produtos;
  • Sistemas de operação e CRM – tratamento de dados pessoais para analíticos, planos de comunicação e ações de marca, vendas e serviços.

 

Portanto, quando o cliente utiliza o site, envia um e-mail ou se cadastra na empresa, os dados pessoais enviados podem ser armazenados em servidores que estão hospedados nos EUA ou Reino Unido. Nesse caso, tomam-se as medidas exigidas pelas legislações de proteção de dados, para assegurar que esses fornecedores garantam o nível de proteção adequado para esses dados pessoais, e cumpram com acordos e medidas rigorosamente estabelecidas para proteger os dados e cumprir as leis de proteção de dados relevantes.

 

 

 

 

 

 

 

Consequências de não fornecer os dados

O cliente não é obrigado a fornecer seus dados pessoais. No entanto, como essas informações são necessárias para o fornecimento dos serviços/entregar os produtos/interesses legítimos, a empresa não será capaz de oferecer alguns/todos os serviços sem esses dados.

 

Interesses Legítimos

Como observado na seção “Como a empresa usa os dados pessoais” deste Aviso, ocasionalmente, esses serão tratados sob a base legal dos interesses legítimos. Nesse caso, é realizada uma avaliação completa dos interesses legítimos (LIA) para garantir que são ponderados seus interesses e qualquer risco que o interesse legítimo da empresa pode representar aos seus próprios interesses, garantindo que eles sejam proporcionais e apropriados.

 

Usa-se a base legal dos interesses legítimos para as seguintes atividades de tratamento:

 

  • Dados cadastrais (nome, endereço, CPF, data nascimento e filiação) – o objetivo é cumprir obrigações legais, como fiscais, financeiras e contábeis, além de obrigações de garantia de assistência técnica.

 

Por quanto tempo seus dados são mantidos

Seus dados pessoais são mantidos apenas pelo tempo que for necessário para que as finalidades da Fipal sejam atingidas (pesquisa de compra de produtos e serviços, contratos de compra de produtos e suporte de assistência técnica), e há rigorosas políticas de revisão e retenção em vigor para cumprir essas obrigações. A Fipal é obrigada pela lei tributária do Brasil a manter os dados pessoais básicos do cliente (nome, endereço, detalhes de contato e do contrato) por um mínimo de 5 anos, em garantia, e permanente nos registros fiscais, sendo que após tais períodos os dados serão mantidos.

Quando o cliente consentir para que se utilize seus dados para marketing direto, relacionamentos da marca, programas de assistência, esses serão mantidos até que o cliente exerça o direito de oposição e/ou retire seu consentimento.

 

Dados sensíveis

Devido aos produtos, serviços ou tratamentos oferecidos, é necessário tratar dados pessoais sensíveis sobre o cliente, para venda direto de fábrica de veículos, para análises de crédito e, eventualmente, sob prévio consentimento, programas de personalização e customização de serviços. Quando tais dados são coletados, apenas será solicitado e tratado o mínimo necessário para a finalidade especificada, e será identificada uma base legal compatível para fazê-lo.

 

Quando for preciso o consentimento do cliente para tratar dados sensíveis com a finalidade de avaliação de crédito e/ou programas de personalização e customização de serviços, obter-se-á o consentimento explícito por meio de contatos personalizados (meios eletrônicos, impressos ou contatos pessoais). O cliente poderá modificar ou retirar o consentimento a qualquer momento e a empresa agirá imediatamente, a menos que haja uma razão legítima ou legal para não o fazer. O que, nestes casos, será informado instantaneamente.

 

 

 

 

 

Direito de fazer uma reclamação à Autoridade de Controle

A Fipal apenas trata os dados pessoais em conformidade com esta Política de Privacidade e de acordo com a legislação de proteção de dados relevante. Se, no entanto, o cliente desejar fazer uma reclamação sobre as atividades de tratamento em relação aos dados pessoais ou estiver insatisfeito com a forma como é lidado com as informações, tem o direito de apresentar uma reclamação à autoridade de controle responsável, conforme abaixo

 

  • Empresa: Fipal Distribuidora de Veículos LTDA
  • DPO: Tiago Peloia
  • : Av. Brasil, 1406 – Pacaembu – Cascavel/PR – CEP: 85.816-302
  • Fone/E-mail: (45) 3218-1006 / encarregadodedados@grupofipal.com.br

 

Alteração desta Política de Privacidade

 A atual versão da Política de Privacidade foi formulada e atualizada pela última vez em abril de 2021.

Reserva-se o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas no site ou em âmbito legislativo. Sempre que for alterada, será publicado um aviso para o cliente.

Eventuais alterações entrarão em vigor a partir de sua publicação no site e as mudanças ocorridas serão divulgadas.

Ao utilizar os serviços da Fipal e fornecer os dados pessoais após tais modificações, há o consentimento por parte do cliente.

 

 

Isenção de responsabilidades

Embora se adote elevados padrões de segurança, a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, a empresa não se responsabiliza por:

Quaisquer consequências decorrentes da negligência, imprudência ou imperícia dos usuários em relação a seus dados individuais. A Fipal garante e se responsabiliza apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas no presente instrumento.

Destaca-se que a responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do usuário.

Ações maliciosas de terceiros, como ataques de hackers, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada da nossa empresa.

Ressalta-se que em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para qualquer um dos usuários/clientes, será comunicado aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido e as providências necessárias serão cumpridas.

Inveracidade das informações inseridas pelo usuário/cliente nos registros necessários para a utilização dos serviços; a empresa sempre atuará com medidas para coletar e armazenar os dados pessoais com qualidade e atualizados. Caso mesmo assim ocorra erro ou má fé de parte do cliente, quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de inteira responsabilidade do usuário/cliente.

 

Última atualização desta política

A presente Política de Privacidade foi atualizada em 19 de abril de 2021.

Edição V2.